PROJETO “APRENDENDO COM O JORNAL
EM SALA DE AULA”
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista
a falta de hábito pela leitura e escrita de diferentes gêneros por parte e
nossos alunos, faz-se necessário a realização do “Projeto Aprendendo com o
Jornal em Sala de Aula”, com o objetivo de despertar o interesse e o gosto pela
leitura e escrita, possibilitando os alunos a utilizarem os recursos
tecnológicos de informações e de comunicação para sua melhor inserção social,
pois aprenderão sobre o que tem função real e concreta na sociedade da qual
fazem parte.
OBJETIVO
GERAL
Possibilitar
aos alunos conhecer e produzir um jornal com diferentes gêneros textuais,
utilizando uma pedagogia voltada para o desenvolvimento da capacidade de pensar
e aprender com a tecnologia, oferecendo ao aluno uma aprendizagem
significativa.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Possibilitar o
contato com diversos tipos de jornais;
Utilizar as
tecnologias de informação e de comunicação;
Observar e
refletir sobre o mundo a sua volta e sobre os acontecimentos da atualidade;
Conhecer e
diferenciar as características de cada gênero textual;
Instigar o
aluno a tomar gosto pelo mundo da leitura.
METODOLOGIA
As atividades
do Projeto serão desenvolvidas através da leitura de textos informativos,
produções de diversos gêneros textuais, entrevistas, pesquisas em jornais
impresso e online, visita a uma rádio da cidade e a organização de um jornal da
escola.
DESENVOLVIMENTO
O Projeto
“Aprendendo com o Jornal em Sala de Aula” terá a duração de doze dias, tendo
início no dia onze de junho e culminância no dia vinte e dois do corrente. O
mesmo será desenvolvido com a turma do 5º ano, constituída por treze alunos na
faixa etária de nove a doze anos, do turno matutino da Escola Municipal
Severina Ernestina Abigail, localizada no bairro Itans, na cidade de Caicó,
tendo como professora responsável pela turma a pedagoga Maria do Ó Medeiros.
AVALIAÇÃO
Será feita de forma contínua,
observando a participação, interesse e compromisso nas realizações das tarefas
desenvolvidas e analisando os avanços individuais no processo de leitura e
escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário